segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ludwig van Beethoven - Quartetos de Cordas Op. 59, No. 2, ‘Rasumovsky’ e Op. 74, ‘Harp’

Tenho uma lista com mais de 50 Cds para postar. Tento seguir um cronograma à base de muita disciplina. Somente assim posso ter êxito nas programações que antecipo. Mas, hoje, acabei "violando" a minha rotina kantiana. Deu uma vontade medonha de ouvir estes dois quartetos de cordas de Beethoven - meu compositor favorito. Estou ouvindo pela segunda vez no dia de hoje. Os quartetos de cordas de Beethoven constituem um dos maiores conjuntos artísticos já produzidos pelo gênio humano. Neles encontramos a grandiosidade de Ludwig. Para o ouvinte pouco afeito com esse gênero musical, talvez haja um estranhamento inicial. Trata-se de uma composição arrojada. Em alguns momentos há rispidez, tonalidades argentinas, ásperas, e, quiça, nisso resida a principal dificuldade do ouvinte que se principia no gênero. Recordo-me que quando iniciei a minha caminhada no mundo dos clássicos, não simpatizava com os quartetos de cordas. Isso é normal. Ouvia os quartetos de Brahms, de Mozart, de Beethoven ou de Haydn e ficava impaciente. Hoje, é um dos meus gêneros que mais aprecio. Para aprender ouvir um quarteto é preciso ouvi-lo muitas vezes. O assentimento se dá com o tempo. Estes dois quartetos, Rasumovsky e o Harp são deliciosos. Por isso, fica aqui o convite para o mundo magnânimo dos quartetos geniais de Beethoven. Boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Quartetos de Cordas Op. 59, No. 2, ‘Rasumovsky’ e Op. 74, ‘Harp’

String Quartet No. 8 in E minor, Op. 59, No. 2, "Rasumovsky"
1. Allegro
2. Molto adagio
3. Allegretto
4. Finale: Presto

String Quartet No. 10 in E flat major, Op. 74, "Harp"
5. Poco adagio - Allegro
6. Adagio ma non troppo
7. Presto
8. Allegretto con variazioni

Kodaly Quartet

BAIXAR AQUI

Por Carlos Antônio M. Albuquerque
Have Joy!

Nenhum comentário: