sexta-feira, 26 de junho de 2009

Felix Mendelssohn Bartholdy - Sinfonias No. 4 e No. 5

Separei este CD desde o dia de ontem para postá-lo. Ao chegar em casa por volta de meio dia, coloquei-o para ouvir. Estava ansioso para empreender essa ação. Não se trata de uma grande gravação. Não temos aqui um Solti, um Abbado, um Bernstein, mas von Pitamic consegue dá conta incrivelmente do recado. Deve ser por causa da maravilha que são essas duas obras de Mendelssohn - A Sinfonia Italiana, a No. 4 e Da Reforma, a No. 5. Fico imensamente feliz quando escuto a Sinfonia Italiana. Já na Sinfonia No. 5, Da Reforma, Mendelssohn, como luterano que era, fez um "hino" em homenagem à Reforma Protestante. Inseriu a música composta por Lutero Castelo Forte na sinfonia de modo que deu um tom solene á peça. Para muitos, essa é a maior de todas as sinfonias de Mendelssohn. Eu particularmente gosto da No. 4, a Italiana. O encarte do CD traz as seguintes informações sobre a Sinfonia Italiana, já postada anteriormente aqui com Bernstein:

"Mendelssohn esboçou esta sinfonia numa estadia em Roma (1 de Novembro de 1830 a 1 de abril de 1831). Terminou-a já em Londres, em 1833. A estreia teve lugar nessa mesma cidade, a 13 de março de 1833, sob a direção do compositor. é muito provável que Mendelssohn encontrasse a fonte de inspiração para a sua Sinfonia Italiana nas ruínas e paisagens da Itália e numa determinada dança napolitana. O primeiro movimento começa com um vigoroso toque de violinos, o que dá um certo ar de heroísmo a este allegro vivace que, no segundo tema, bastante pouco diferenciado do fogoso início, modera a exuberância rítmico-melódica e o seu aspecto de móvel perpétuo. Ao princípio do segundo movimento (andante com moto em Ré menor), os oboés, os fagotes e as violas expõem a melodia bastante grave de um coral, que é retomada pelos violinos e que dá constantemente apoiada em segundo plano sonoro pelo jogo staccato dos violoncelos e dos baixos. A parte central do fragmento, um pouco mais viva, valoriza durante um breve instante o clarinete, antes do retorno conclusivo do tema baseado na melodia do coro. No terceiro movimento, um com moro moderato, em maior com trio em Mi, Mendelssohn oferece um exemplo bastante com dos seus conhecimentos em matéria de extensão melódica. No que se refere ao final, intitulado saltarello (presto), mas cujo ritmo é antes o de uma tarantela (dança do Sul da Itália), faz com que se sucedam os seus temas meódicos muito rapidamente sobre a base de uma espécie de ostinato trabalhado com elegância". Boa apreciação!

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847) - Sinfonias No. 4 e No. 5

Sinfonia No. 4 em Lá maior, Op. 90 - "Sinfonia Italiana"
1. Allegro Vivace 11:29
2. Andante com moto 5:41
3. Com moto moderato 6:52
4. Saltarello (presto) 5:55

Sinfonia No. 5 em Ré maior, Op. 107 - "Da Reforma"
5. Andante - Allegro com fuoco 11:01
6. Allegro vivace 5:31
7. Andante 3:14
8. Coral: Uma firme fortaleza é o nosso Deus
Andante com moto - Allegro vivace - Allegro maestoso

London Festival Orchestra
Alexander von Pitamic, regente

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Por Carlos Antônio M. Albuquerque
Have Joy!

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